Parabéns pelo projeto, Professora Lúcia Maria - 2 º B
Pirata
de Palavras
(RESUMO
GERAL DO PROJETO)
Utilizar
o livro Pirata de Palavras(Jussara Braga) para levar os alunos
a contribuir através de
pesquisa ,o desenvolvimento e realização de um trabalho
coletivo ,pois cada criança trará suas dúvidas em relação às palavras (significados) para desenvolver um trabalho em
classe (aplicação dessas palavras em frase e textos).
No
primeiro momento:
- Ler a história, onde fala do personagem Heitor;
- Usar de recursos visuais e caracterizar cada aluno como um pirata(vestimenta) em busca do seu tesouro(palavras);
- Construir uma caderneta para somente anotar novas palavras;
Um
dia na semana os alunos deverão trazer palavras que não conheçam
anotadas na sua cadernetinha :
- Escolher três palavras ou menos dependendo de quantas palavras surgirem na classe;
- Pesquisar no dicionário(o aluno aprenderá a pesquisar pela ordem alfabética);
- Colocar um ou mais significados da palavra ,se houver, na lousa e discutir a palavra em seu sentido;
- Atividades na aula de arte,desenhos,confecção do baú de tesouro etc;
- Na aula de informática fazer pesquisa na internet dos significados das palavras e a diferença da pesquisa no dicionário;
- Contribuir de maneira criativa para realização de um trabalho coletivo ;
- Esses textos podem ser lidos para classe se assim o aluno escritor desejar;
- Aproveitar algumas palavras como treino de ortografia ;
- Estimular os alunos como escritores de histórias criativas e complexas,saindo da mesmice que usualmente a criança usa na construção de frases e textos;
- Expor fotos de trabalhos e a própria cadernetinha com as anotações;
- Prolongar esse trabalho para anos seguintes.
..........................................................................................................................................
PROJETO
JUSTIFICATIVA
- Desenvolver a leitura e a escrita através da história contada no livro.
- Incentivar o gosto pela leitura.
- Identificar e desenvolver o uso da ortografia.
- O projeto visa à ampliação das habilidades e competências nas áreas de leitura e escrita.
OBJETIVOS
- Perceber a importância do domínio da leitura e escrita;
- Desenvolver a imaginação e a criatividade;
- Desenvolver sua forma de fazer um texto;
- Ampliar o vocabulário e perceber os vários significados das palavras.
PROCEDIMENTO
/ METODOLOGIA
Realizar leitura do livro "Pirata de palavras" de Jussara Braga, iniciando a partir da leitura da capa. Em seguida efetivar explorações: confecção da vestimenta pela professora,cadernetinha,, palavras encontradas pelo personagem(que o aluno deverá se tornar), entre outros.
TEMPO
Será
desenvolvido do começo de Agosto até o fim do ano letivo. Nas aulas
de Língua Portuguesa.,Arte;
RECURSOS
UTILIZADOS:
Livro
de literatura (Pirata de Palavras, de Jussara Braga), tesouro de
palavras, dicionário, cadernetinha, além de outros.
CULMINÂNCIA
Apresentação de atividades realizadas pelas crianças no dia 30 de Novembro (Festa do Livro). Além do que poderá ser feito diariamente, trabalhando a criatividade e imaginação de cada um, como: Produções de texto, montagem de mural para expor as atividades.
AVALIAÇÃO
Será realizada observando o interesse individual,o uso dessa pesquisa no seu cotidiano , nas atividades desenvolvidas pelos alunos.
Vejam algumas fotos:
Nenhum comentário:
Postar um comentário